Qualidade da água para Consumo Humano.

cropped_adobestock_114666602-1

Qualidade da água para Consumo Humano.

A água é vital para qualquer organismo, utilizada em diversos processos industriais e fabris, na agricultura e pecuária entre outros. Podemos encontra-la em mananciais subterrâneos (lençol freático e aquíferos) e mananciais superficiais (córregos, rios, riachos, lagoas, mares e oceanos). Ela pode ser classificada das seguintes formas:

Água Potável – Atende todos os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde que a torna apropriada para o consumo humano;

Água Bruta – Não contém tratamento;

Água pura – Utilizada em processos produtivos para elaboração de cosméticos, produtos químicos, equipamentos em hospitais entre outros. Se trata de uma água que passou por um sistema de filtração complexo como Osmose Reversa ou Deionizador;

Água Dura – Contém alto conteúdo mineral como o calcário.

Água mineral – Encontrada em fontes naturais superficiais ou subterrâneas. Em sua grande maioria é própria para o consumo. A água mineral como conhecida popularmente é denominada pela ANVISA como Água Mineral Natural. Deve ser uma água retirada de uma fonte natural com propriedades medicinais.

Obrigatoriamente deve conter sais minerais em níveis mínimos estabelecidos por lei e não pode sofrer nenhum processo de filtragem ou que altere sua formação original;

Água contaminada – Por substâncias e organismo que podem causar doenças para o ser humano. Podem receber esgotos ou dejetos químicos que prejudicam a saúde humana. Também é altamente nociva a outras formas de vida animal.

E quando falo de qualidade da água me refiro aos compostos orgânicos (agrotóxicos) e inorgânicos (metais) e micro-organismos (bactérias, vírus, protozoários) que podem ser encontrados na água de mananciais. A qualidade da água é determinante para seu uso veja os exemplos abaixo:

Ex1: Para você poder beber uma água ele deve atender todos os padrões de potabilidade definidos pela PRC Nº 05 ANEXO XX do Ministério da Sáude. Ou seja deve conter um limite para um residual de cloro, deve estar no pH adequado, livre de contaminações microbiológicas dentre outras.

EX2: Água para ser utilizada em uma piscina deve atender aos limites da legislação especifica.

EX3: Água para ser utilizada na produção de medicamentos deve ser pura ou ultrapura conforme farmacopeia.

Porém só é possível saber a qualidade da água realizando uma análise de água em um Laboratório Ambiental, uma vez que as análises são físico-químicas e microbiológicas.

Pesquisar

Nos envie uma mensagem

Fale Conosco